Não existe muito segredo para os usuários do Windows XP, Vista e 7 “zipar” ou “deszipar”seus arquivos. No caso, basta clicar com o botão da direita do mouse no ícone do arquivo (ou pasta de arquivos) e escolher a opção Send to (ou Enviar Para) e depois selecionar a opção Compressed (zipped) folder (Pasta Compactada (zipada).
Feito isso, o Windows inicia o processo de compactação do(s) arquivo(s) processo que pode demorar de alguns segundos a alguns minutos, dependendo do tamanho dos arquivos originais, resultando uma pastinha de mesmo nome, porém com um “zipper”, indicando que o mesmo foi “zipado”.
Para ver o conteúdo desses arquivos zipados, basta clicar duas vezes no arquivo. Observe, porém que você não pode, por exemplo, executar um arquivo a partir de uma pasta compactada. Para isso é necessário copiar esse arquivo para fora da mesma, ou extrair todo o conteúdo, clicando novamente com o botão direito na pasta zipada e selecionar a opção Extract All (Extrair Tudo).
Observe, porém que existem outros formatos de arquivos compactados que circulam na web, como o RAR, 7z, TAR, ARJ, etc. que precisariam de programas específicos para descompactá-los, mas isso pode ser assunto para outro post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário